BE: É necessário “dar a volta” ao setor da água na Covilhã

A “situação atual é confusa”, acusa o Bloco de Esquerda em conferência de imprensa, mas o próprio negócio que em 2005 envolveu a venda da Águas da Serra e em 2008 a venda dos 49% da Águas Da Covilhã à Administração e Gestão de Sistemas de Salubridade, SA, vulgo AGS, “foram danosos e ruinosos para o município”. Acrescentam que “é preciso reverter estas situações no próximo mandato”.

João Corono, candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal da Covilhã, afirma que a sua candidatura conseguiu reunir um dossier completo sobre estes negócios, que têm contornos que é preciso esclarecer, afirmando que “há contas que não batem certo”. Propõe como prioridade nas suas medidas “a municipalização da ADC, uma vez que no contrato de venda celebrado em 2008 está previsto que tal possa acontecer”, embora “antevejam negociações difíceis”.


Para essas negociações há, no entender do Bloco, “dois aspetos a ter em conta”. O primeiro “prende-se com o preço de venda”, 40 milhões de euros que “é discutível”. Segundo, as contas que envolvem estes negócios. Pelas contas do Bloco, “o valor correto deveria ser de 18 milhões de euros”, o que não aconteceu “porque houve verbas que foram empoladas”, dando como exemplo “os 30% da Águas Da Serra que foram “mal avaliados”. No seu entender, “valem 180 mil euros e não os mais de 3 milhões que entraram nas contas”. Outra das estimativas que, “entra nas contas não se sabe como, é a do lucro. São mais 10 milhões de euros que aparecem para se chegar aos 40 milhões finais”.

Negócios que é preciso “estudar e analisar” para que a autarquia “volte a deter o setor da água com uma estrutura idêntica aos antigos SMAS”, isto “para acabar com a embrulhada que ninguém entende neste setor”.

A municipalização da ADC é uma das principais propostas da Candidatura do Bloco de Esquerda para o próximo mandato. Esta e as restantes propostas da Candidatura do BE podem ser conhecidas amanhã ao pormenor, na entrevista a João Corono, que pode ouvir na íntegra, amanhã entre as 21:00 e as 22:00 horas, na Rádio Clube da Covilhã.