19ª edição do Grande Prémio Carlos Salgueiro

Realiza-se no domingo a 19ª edição do Grande Prémio Carlos Salgueiro, organizado pelo Grupo Recreativo Refugiense.

Uma prova que começou em 1992, está inserida nas comemorações do dia da cidade e este ano, para além de homenagear Carlos Salgueiro, impulsionador do atletismo na região e no Refugiense, irá também prestar homenagem ao “Espanhol”, atleta que faleceu nas comemorações do título do Benfica. De entre os veteranos há também a registar a presença e em simultâneo a homenagem a outro atleta icónico da região de Viseu.


Esta é uma prova que, por razões financeiras e de logística, o Grupo Recreativo Refugiense resolveu organizar de dois em dois anos. A mesma deveria ter acontecido no ano passado mas tal não foi possível. Este ano, diz o presidente da Comissão organizadora Vítor Fazendeiro, “foi possível de novo colocá-la na estrada garantindo a cobertura de todas as despesas com apoios”.

O percurso será o habitual, percorrendo a região do Refúgio e Boidobra numa distância superior a 8 mil metros, e que tem recebido rasgados elogios dos atletas que participam. Este ano conta com a participação do atleta natural da Bouça que veste as cores do Benfica Samuel Barata. “São esperados mais de 200 atletas”, diz o presidente da Associação de Atletismo de Castelo Branco, João Coelho. O responsável diz que apesar de se estar em início de época, esta é uma prova que tem já grandes pergaminhos.

No âmbito desta prova, no sábado à noite, terá lugar na sede do Grupo Recreativo Refugiense, um colóquio sobre atletismo que conta com a presença confirmada do técnico nacional da modalidade, técnico regional e ainda, como já foi referido, de Samuel Barata. A organização espera ainda a presença do presidente da Federação Portuguesa de Atletismo.

As provas para os escalões de formação começam às 10:00 horas. A prova rainha está agendada para as 11:00 horas.