Pizza Hut – Ski4All na sexta-feira em Manteigas

Arranca esta sexta-feira a 4ª edição do Pizza Hut – Ski4All, no Ski Parque em Manteigas. Decorre até 15 de janeiro, dia em que se assinala o Dia Mundial da Neve.

Trata-se de um projeto da Federação Portuguesa de Desportos de Inverno que tem como grande objetivo proporcionar o primeiro contacto com o esqui e snowboard a crianças de escolas de todo o país. Este ano tem também a participação de jovens portadores de incapacidade intelectual.


Pedro Farromba, Presidente da FDI, afirma que “desta forma pretende mostrar-se que os desportos de neve são para todos e podem ser praticados fora da época de neve”.

Ao todo são 2100 participantes de escolas de todo o país, num projeto que é considerado pela Federação Internacional de Esqui como um sucesso. Está a ser replicado por Federações, como o exemplo da Áustria, “o que enche de orgulho os responsáveis”, salientou o presidente da FDI Portugal Pedro Farromba, na apresentação pública da iniciativa ontem ao final da tarde. O responsável pelos desportos de neve em Portugal salienta o facto de este ser o “6º projeto a nível mundial na promoção de desportos de invernos, posição que esperamos melhorar este ano”.

O Ski4All cresceu ao longo dos anos: começou em 2014 com 1000 participantes, passou para 1200 em 2015, no ano passado foram 1500 e este ano atingiu a barreira dos 2100.

De resto, Pedro Farromba afirma que um dos objetivos era precisamente “aumentar o número de participantes”, o segundo é levar “o gosto também aos jovens com incapacidade intelectual que este ano vão experimentar”. Serão 300 os jovens com incapacidade intelectual que vão integrar esta edição do SKI4ALL. O desafio foi lançado pela AFACIDACE – Associação de Familiares e Amigos do Cidadão com Dificuldades de Adaptação da Serra da Estrela, localizada em Manteigas. Maria José Garcez, presidente da Instituição não tem dúvidas de que esta “será uma caminhada muito bem-sucedida para todos os parceiros”.

Estes jovens especiais irão participar no Special Ski sob a égide da Special Olympics Portugal. João Neto, daquele organismo, disse na cerimónia de abertura que “será o primeiro passo para que no futuro Portugal possa ter participantes ao nível do desporto adaptado também nesta vertente”.

De referir que a cerimónia de apresentação desta 4ª edição do projeto decorreu na casa de um dos principais impulsionadores do evento, a Pizza Hut, que desde a 1ª edição é parceiro da Federação, oferecendo a alimentação a todos os envolvidos.

O Ski4All vai decorrer no SkiParque de Manteigas, tem o custo simbólico de 1 euro por criança participante e 2 euros por professor. O dinheiro angariado será usado para realizar 10 dias completos de Esqui e Snowboard com cidadãos portadores de incapacidade intelectual na Estância de esqui e snowboard da Serra da Estrela.

A 4ª edição vai contar com a participação de escolas dos distritos de Lisboa, Coimbra, Porto, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Bragança e pela primeira vez Setúbal e Braga, começa na sexta feira, dia 13 e decorre até 15 de janeiro, dia Mundial da Neve.