4ª Edição da Academia Júnior de Ciências

Decorre até março de 2018, na Universidade da Beira Interior, a 4ª Edição da Academia Júnior de Ciências. Uma forma de unir a universidade e o Ensino Secundário da região.

O grupo participante é constituído por alguns dos melhores estudantes da área das ciências, provenientes de escolas dos distritos de Castelo Branco e Guarda, e vai contactar com a realidade da universidade. O grande objetivo, diz Manuel Saraiva, responsável pela Academia, “é ajuda-los a definir o futuro, nomeadamente com a escolha do curso a seguir”.


O programa é composto por cerca de três dezenas de participantes, e deverá desenvolver trabalhos e pesquisas nas áreas da Matemática, Física, Química e Engenharia. Terá ainda conferências, duas visitas de estudo, uma sessão intermédia de balanço da atividade desenvolvida e uma observação astronómica, vai ainda realizar-se um projeto em Engenharia Aeroespacial, outro em Ciências da Saúde e dois em Engenharia Eletromecânica. Um dos projetos propostos é o das Pontes de Esparguete, uma das iniciativas mais icónicas da UBI.

Esta é já a 4ª edição da academia, e as opiniões recebidas, diz o responsável, “têm sido muito positivo e a prova disso é a grande procura que a edição deste ano tem”.

A Academia de Ciência Júnior, na Universidade da Beira Interior, decorre todas as sextas-feiras até Março.