Índice de envelhecimento aumentou em 95% dos municípios

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística revelados esta segunda-feira, o índice de envelhecimento aumentou, entre 2011 e 2016, em 95% dos municípios portugueses e apenas 15 dos 308 concelhos do país registaram um decréscimo. Uma das regiões mais atingidas, segundo a 5.ª edição do Retrato Territorial de Portugal, publicação bienal do INE, é aquela em que a região está inserida.

Segundo a publicação, o agravamento do índice de envelhecimento atingiu, sobretudo, municípios das sub-regiões do Interior Norte (Alto Tâmega, Terras de Trás-os-Montes e Douro) e Centro (Beiras e Serra da Estrela, Beira Baixa e Médio Tejo), com destaque para Almeida (Guarda), Vila de Rei, Oleiros e Penamacor (Castelo Branco) e Castanheira de Pêra (Leiria), “que registaram um aumento em mais de 100 idosos por 100 jovens”.


Em sentido contrário, os 15 municípios onde se registou um decréscimo do índice de envelhecimento localizam-se no Alentejo (oito), dois no Interior Norte, dois no Algarve, dois na Região Autónoma dos Açores e ainda o município de Lisboa.

Em 2016, de acordo com o INE, 17 das 25 sub-regiões do país tinham um índice de envelhecimento acima da média nacional (150,9 idosos por cada 100 jovens) e 11 apresentavam um índice de envelhecimento “acentuado, com valores acima de 200 idosos por cada 100 jovens”.

O INE sustenta ainda que no ano passado o índice de envelhecimento “era mais elevado nos territórios rurais do que nos territórios urbanos, sendo esta assimetria mais acentuada nas sub-regiões Beira Baixa e Terras de Trás-os-Montes”.

Os dados apontam ainda para uma maior concentração da população no litoral do país (nomeadamente nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto por oposição ao interior do continente), sendo que o INE revela que a densidade populacional em territórios predominantemente urbanos “era 19 vezes superior à verificada em áreas rurais”.

Os mesmos dados revelam que entre 2011 e 2016 “apenas 34 municípios registaram uma evolução positiva da população”.