Já arrancou o ano letivo na Academia sénior da Covilhã

São cerca de 70 os academistas que este ano irão frequentar as atividades propostas, que passam não só pelas aulas, mas também por atividades extra como a ginástica, dança e música, sem esquecer conferências e passeios.

“O objetivo é manter corpo e mentes sãs, proporcionando convívio e companhia”, diz a responsável Ascensão Simões.


Com disciplinas como História Local e Regional, História da Arte, Cidadania, Psicologia, Ética, Inglês I e II, Francês, Espanhol, Literatura, Biologia, Expressão Plástica e Informática, a Academia tenta ser o mais abrangente possível.

Em paralelo “há diversos grupos formais que representam a Academia, como o coro e o grupo de cavaquinhos”, acrescenta a responsável.

Este ano conta com 70 academistas, a maioria entre os 60 e os 80 anos. A partir desta idade há menos gente e na sua maioria mulheres. De resto, “é um reflexo do que se passa na sociedade”, diz Ascensão Simões.

Apesar de já ter começado o ano letivo, a Academia Sénior está sempre de portas abertas para mais academistas. Para além do saber, “o convívio e a companhia são notas dominantes naquele espaço”, salientou ainda à nossa reportagem a reitora da Academia.