Afonso Gomes conta com “a força dos estudantes” para liderar AAUBI

Afonso Gomes candidata-se à Associação Académica da Universidade da Beira Interior sob o lema “A força dos estudantes”. O jovem covilhanense apresentar-se-á a sufrágio na próxima quinta-feira encabeçando a Lista F, contando merecer a confiança dos estudantes da UBI para chefiar a associação no próximo ano.

No atual mandato, Afonso Gomes era responsável pela área desportiva da AAUBI, concorrendo agora ao cargo de presidente da direção. A grande prioridade para o seu mandato será o fomento da relação entre os estudantes e a comunidade promovendo uma “integração positiva” para “acabar com a imagem de que os estudantes só querem festas”.


A luta contra o subfinanciamento da UBI é outra das batalhas “a que a AAUBI tem que dizer presente”, a interioridade não pode ser motivo de discriminação.

A questão financeira da Associação Académica é também preocupante. Considera que a divida tem que se pagar, no caso 50 mil euros. Afonso refere que a estruturação desse pagamento já começou no atual mandato e que desconhece os contornos do acordo de pagamento. Termina por reconhecer que a existência de divida fragiliza a Associação.

Apesar da preocupação, não coloca a questão financeira no topo das prioridades. De resto, para o candidato, a associação académica tem que ser mais ativa na defesa dos estudantes e não se focar tanto nas questões recreativas.

Para Afonso Gomes, a AAUBI não pode ser uma mera comissão de festas, há outros caminhos a seguir e é por aí que apontam os seus projetos. Dá como exemplo algumas das atividades que já este ano realizaram para promover a integração positiva dos estudantes na Covilhã.

Em termos desportivos a aposta será a criação de equipas federadas principalmente em modalidades em que os clubes da região não apostam. Afonso Gomes considera que esta é a fórmula correta de promover a competição, numa primeira fase com as equipas seniores da UBI e alargando depois à formação com a realização de protocolos com equipas do concelho.

Trabalhar em proximidade com os núcleos que existem na UBI, e se possível dando formação aos seus dirigentes para que possam realizar um melhor trabalho é outros dos objetivos do projeto, adianta Afonso Gomes.

Afonso Gomes leva na sua lista para os órgãos socias diversos elementos que integram os atuais órgãos socias da AAUBI. Para a Mesa da Assembleia Geral a lista é encabeçada por Joana Rodrigues, atual Presidente do Conselho Fiscal. Para o Conselho Fiscal o candidato é Ricardo Mesquita, ex-presidente do Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrotécnica e Computadores.

As eleições para a AAUBI estão marcadas para dia 14 de dezembro. Afonso Gomes e Pedro Gouveia encabeçam as duas listas candidatas à associação.