Projeto de continuidade na candidatura de Pedro Gouveia, Raquel Bento e Gonçalo Carneiro à AAUBI

O saneamento financeiro da Associação Académica da Beira Interior é um dos objetivos da lista encabeçada por Pedro Gouveia às eleições da associação. Pedro Gouveia, que no atual mandato era o responsável pelas atividades recreativas da AAUBI, é candidato a presidente da direção, numa equipa que integra como cabeça de lista para a Assembleia Geral a atual presidente Raquel Bento.

“É um projeto de continuidade”, diz o candidato, que pretende “consolidar o trabalho iniciado no mandato que agora está a terminar”.


Liquidar o passivo existente é uma das grandes prioridades, campo onde Pedro Gouveia adianta à Rádio Clube da Covilhã que já negociaram com o credor a liquidação de 50.000 euros em dívida. Num acordo já estabelecido, explica que a “Associação irá pagar 30.000 euros em duas tranches e consegue um perdão de 20.000 euros”.

De resto, e no que toca ainda a questões financeiras, Pedro Gouveia garante que não há divida corrente na academia. Colocar a associação sem pressão de dívidas “é fundamental para conseguir a projeção que a AAUBI ambiciona”.

O subfinanciamento de que a UBI é alvo também merece críticas. Pedro Gouveia diz “que é uma intenção futura apresentar uma moção no Encontro Nacional de Dirigentes Associativos”. A lista encabeçada pelo candidato defende também a reforma do atual regime, uma vez que considera os mecanismos de atribuição de financiamento às universidades injustos.

Na área recreativa, para a equipa que lidera, Pedro Gouveia refere que “a estratégia que norteou a Associação Académica no último mandato será para manter. Todas as atividades serão planeadas com rigor financeiro para que não haja deslizes”.

Já a área desportiva, para o candidato, “necessita de uma maior profissionalização, para que os êxitos se tornem rotineiros”. É objetivo estabelecer mais protocolos com associações, à semelhança do que existe por exemplo no futsal, por forma a captar cada vez mais atletas logo nos escalões de formação.

O trabalho de proximidade com todos os núcleos é também para continuar, uma vez que o candidato refere que “só assim é possível ter relações de proximidade com cada um dos mais de 7 mil alunos da academia”. São 33 associações ligadas que fazem um todo, o que é considera ser fundamental.

As eleições para a AAUBI estão marcadas para dia 14 de Dezembro, sendo que ontem terminou o prazo para entrega de listas, com a entrega de duas listas candidatas à associação. Uma delas liderada por Pedro Gouveia, com Raquel Bento candidata à mesa da Assembleia Geral e Gonçalo Carneiro como líder da lista ao Conselho Fiscal. A outra lista concorrente é liderada por Afonso Gomes, que no atual mandato lidera a secção de desporto da AAUBI.