Mutualista realiza rastreios grátis no Serra Shopping

A Iniciativa decorreu no último fim-de-semana e envolveu duas dezenas de jovens voluntários da Universidade da Beira Interior, dos cursos de Medicina e Ciências Farmacêuticas.

Os rastreios cardiovasculares gratuitos foram realizados numa banca localizada no piso 0 do centro comercial e também na sua Unidade Móvel de Saúde, que esteve a operar no estacionamento à superfície. No total dos dois dias, a Instituição realizou 773 rastreios (glicémia, tensão arterial e índice de massa corporal).


Esta foi a terceira vez que a Associação realizou uma ação de promoção da Saúde neste centro comercial. A primeira edição ocorreu em 2014 e a segunda em 2015. Durante a iniciativa do passado fim-de semana, juntaram-se aos profissionais da Instituição duas dezenas de voluntários da Faculdade de Ciências da Saúde, através do MedUBI – Núcleo de Estudantes de Medicina e do UBIPharma – Núcleo de Estudantes de Ciências Farmacêuticas. O Laboratório NetGNA, do Instituto das Telecomunicações, localizado na UBI, também se envolveu na ação, testando no interior da Unidade Móvel uma nova aplicação móvel sem fios no âmbito da saúde que está a desenvolver, ao abrigo de uma parceria com a Mutualista Covilhanense.

Paralelamente, no sábado à tarde, o Gabinete de Apoio ao Familiar e Pessoa Doente de Alzheimer (GAFPDA) da Instituição promoveu uma campanha de sensibilização sobre a doença junto dos visitantes do centro comercial.

A realização de rastreios cardiovasculares gratuitos fora das suas instalações é uma prática comum da Mutualista Covilhanense, instituição que, na área da saúde, dispõe de um Centro Clínico com consultas de clínica geral e várias especialidades médicas, uma Farmácia Social – que é também local de venda de Medicamentos não Sujeitos a Receita Médica – e uma Unidade Móvel de Saúde.