Margarida a Menina Mais que Malmequer apresentado na biblioteca

Rogélia Proença, escritora covilhanense, apresentou este domingo mais uma obra literária, a nona da sua carreira.

Um livro direcionado ao público infantojuvenil. “Margarida a Menina Mais que Malmequer” junta vários contos inéditos, com problemas comuns aos jovens, o luto, o bullying, a anorexia, a depressão. Foi a forma que a escritora encontrou para interagir com esta faixa de leitores, motivando-os para a leitura enquanto passa mensagens positivas. Um livro que “surge das conversas que mantenho com os jovens na vida pessoal e profissional” diz a escritora e professora.


Para além do estímulo para a leitura o livro pretende também “alertar os mais jovens para o papel proactivo que devem ter para ultrapassar os problemas que lhes surgem”, o que a escritora pretende conseguir com a interatividade que criou. “As crianças são desafiadas a completar ilustrações e terminar um dos contos”, explicou à nossa reportagem.

As ilustrações da obra estão a cargo de Patrícia Cunha, jovem natural do Tortosendo, ex-aluna de Rogélia Proença a quem a escritora quis abrir a porta da ilustração o que resultou numa “parceria perfeita”. É um livro que também neste ponto pretende mostrar que o talento “leva ao empoderamento para poder reagir aos desafios da vida”.

“Margarida, Menina mais que Malmequer” é a nona produção literária de Rogélia Proença que há uma semana lançou a oitava. Trata-se de uma coletânea de poesia e prosa intitulada “Fragmentos”. Um livro que traduz os registos de vida da escritora, onde está patente uma homenagem ao pai falecido em janeiro último. Um livro que em imagens tem “fragmentos de lugares, pessoas e objetos” a que Estrela Nunes, ilustradora da obra, dá vida.

“Fragmentos” e “Margarida Menina Mais que Malmequer”, as duas mais recentes publicações da covilhanense Rogélia Proença que em 2017 conquistou o prémio de melhor produção literária na vertente poesia no Rio de Janeiro, com o livro “O Avesso dos Dias”.