Terra do Teixo apresenta novidades

A 27, 28 e 29 de julho o Teixoso pretende recuar 90 anos no tempo, até à data da sua elevação a Vila, com a realização da feira “Terras do Teixo – Artes e Ofícios”.

No ano em que comemoram esta efeméride a União de Freguesias do Sarzedo e Teixoso resolveu alterar a feira medieval que realizaram nos últimos anos, “para dar enfase às comemorações dos 90 anos da Vila”. José Alberto Pais, presidente da junta, disse à Rádio Covilhã que esta decisão aconteceu “porque todos os teixosenses consideram esta data muito importante, por isso decidimos recrear na feira a vivência deste 90 anos da vila do Teixoso”.


A feira irá dar especial atenção às artes e ofícios da vila, que estarão em permanente exposição ao longo dos três dias. O objetivo é que “os jovens e crianças saibam como eram as profissões da vila, poderão ver como trabalhavam tecedeiras, barbeiros, sapateiros entre muitas outras” refere o presidente.

A abertura da feira terá lugar na sexta-feira, 27 de julho, às 19:00 horas, altura em que terá lugar a primeira recreação do certamente, o Cortejo da Cantina.

No sábado, 28 entre as 07:00 e as 12:00 horas, o destaque vai para um mercado à moda antiga.

No domingo, 29, o momento da recreação acontecerá às 12:00 horas, com a celebração de uma missa à moda antiga. Para contextualizar todos os momentos José Alberto Pais conta com a colaboração dos moradores da vila a quem pede que “durante o certame se passeiem na feira trajados como antigamente”

Para além destas recreações ao longo dos três dias de feira haverá animação de rua em permanência e diversos momentos musicais.