Xistrilhos 2018 é este fim-de-semana

Com organização da Junta de Freguesia do Sobral de São Miguel, decorre a partir de hoje sexta, 20, até domingo 22, mais uma edição do Xistrilhos. Uma iniciativa que pretende ser um convívio entre a gastronomia tradicional e a história da aldeia.

O evento vai contar com teatro, música, caminhadas, mostra e venda de produtos tradicionais e diversas oficinas culturais referentes ao Museu da Aldeia, com um total de 20 expositores.


Um dos grandes destaques, diz a presidente da junta, Sandra Ferreira, é a gastronomia da aldeia. Um cardápio que permitirá ao visitante em “três dias provar o que se come ao longo do ano na gastronomia sobralense”. Cabrito e leitão assados num dos fornos comunitários, carne ensarilhada e queijo corno fazem parte dos produtos típicos que podem ser degustados no certame, explica ainda a autarca.

Para além da gastronomia, haverá também stands de artesanato típico de Sobral, como as casas de xisto, mas também expositores vindos de fora. Sandra Ferreira adianta que o objetivo “é tirar proveito da localização de Sobral de S. Miguel, situado entre as beiras, Alta, Baixa e Litoral, para que seja porta de entrada de turistas e visita obrigatória dos que vêm à Covilhã”.

As tradições da aldeia serão nota dominante ao longo dos três dias, com destaque para o forno comunitário, que estará em funcionamento permanente, bem como um dos moinhos, que permitirá aos visitantes acompanharem todo o processo de produção do pão.

No sábado de manhã, a partir da 07:00 terá lugar uma caminhada que levará os visitantes a observar gravuras rupestres, antigos trilhos e contacto com os pastores da aldeia.

Na sexta-feira as atividades têm inicio marcado para as 20:00, no sábado às 07:00 com uma caminhada, as oficinas temáticas abrem às 10:00, hora em que começa a animação de rua. Para as 22:00 está marcado um espetáculo de fogo. No Domingo a abertura está marcada para as 10:00. A organização espera chegar aos 10 mil visitantes.