Etapa “mítica” coloca a Covilhã na Volta a Portugal em Bicicleta

A etapa de 5 de agosto da prova rainha do ciclismo nacional termina nas Penhas da Saúde, o que não acontecia há 22 anos.

A octogésima edição da Volta a Portugal em Bicicleta estará na estrada entre os dias 1 e 12 de agosto, percorrendo um total de 1579 quilómetros entre Setúbal e Fafe, cidade onde se realizará o contrarrelógio individual. A prova conta com dez etapas, três delas nas estradas da Beira Interior.


José Miguel Oliveira, vereador com o pelouro do desporto na CMC avança que “ter a volta nas estradas do concelho é uma aposta do município para os próximos quatro anos”

Numa edição com vários regressos, como o Algarve e o Alentejo, a organização da prova destaca o regresso das Penhas da Saúde, como chegada de uma etapa, 22 anos depois.

A 5 de agosto “é esperada uma tirada de emoções, com o pelotão a subir à torre pelo lado de Seia, descer para Manteigas e entrar no concelho da Covilhã por Verdelhos”. Para José Miguel Oliveira “esta será uma grande etapa”, sente-se “orgulhoso” com este regresso da prova ao concelho.

Depois de entrarem no concelho da Covilhã, os ciclistas na etapa quatro da volta deste ano passam por Verdelhos, seguem para o Teixoso, Canhoso e Covilhã e terminam nas Penhas da Saúde. O objetivo da autarquia, avança o responsável, é que nos próximos anos, “o pelotão visite outros locais, como por exemplo o couto mineiro”.

Ter a Covilhã como protagonista da Volta “assenta na política da autarquia em mostrar que a serra também no verão tem atrativos” e desta forma trazer “cada vez mais visitantes”, afirma o vereador. A Beira Interior será também palco da terceira etapa, a 4 de agosto, a intitulada “Etapa Vida”, que ligará a Sertã a Oliveira do Hospital.

Esta tirada será uma homenagem às populações atingidas pelos incêndios do ano passado e contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Os ciclistas vão despedir-se da região na quinta etapa, a 6 de agosto, ao fazerem a ligação entre Sabugal e Viseu.

O pelotão deste ano será composto por cerca de 150 ciclistas, representantes das 21 equipas participantes.

Foto: PODIUM / Paulo Maria