Belmonte promove feira medieval

A 15ª edição da Feira Medieval de Belmonte vai decorrer de 10 a 12 de agosto com um orçamento de 83 mil euros. O pano de fundo para mais uma edição da “Belmonte Medieval” é o castelo da vila e o aproveitamento da zona histórica. O presidente da Câmara de Belmonte espera que “o evento continue a crescer e a atrair visitantes”, sem esquecer a envolvência da população local.

Uma vez mais o cartaz de promoção conta com figuras daquele concelho selecionadas através de um casting fotográfico e que este ano representam nobres guerreiros da saga dos Cabrais. Um cartaz que pretende “valorizar os senhores de Cabral” como sublinha Elisabete Robalo, responsável pelo Gabinete Cultural da Câmara de Belmonte.


Uma das novidades desta edição será um copo de barro oficial da feira, com o símbolo dos Cabrais. A organização obrigará todos os feirantes a adotarem esse copo, “proibindo a utilização do plástico, o objetivo é dignificar cada vez mais a feira também neste âmbito, uma vez que como evento é das melhores nacionais” explica Joaquim Costa, presidente da Empresa Municipal de Belmonte.

Outra novidade passa pelo horário de abertura que terá lugar ao meio-dia nos três dias do evento, mas os expositores terão liberdade para optarem por outro horário, para combater a hora de maior calor.

Quanto à programação, Joaquim Costa destaca o Torneio a Cavalo com os melhores cavaleiros do país e pela primeira vez a realização de um acampamento militar medieval para crianças.

A 15ª edição da Belmonte Medieval irá contar com cerca de 160 expositores decorre na zona histórica de Belmonte nas imediações do Castelo. A organização coloca à disposição dos visitantes vários parques de estacionamento, com transporte gratuito para o centro da vila.

Foto: Município de Belmonte (Facebook)