I Feira das Tradições

É a primeira edição de um evento que surgiu por iniciativa do Presidente da Junta de Freguesia, que quis promover a união entre os dois ranchos que ali existem, e que vão coorganizar a Feira – o Rancho Folclórico Coração de Maria do Ferro e o Rancho Folclórico Os Camponeses do Ferro, disse Rita Proença.

O certame “será uma mostra da cultura, das tradições agrícolas, da gastronomia e do artesanato regional”, refere a responsável pela organização. Um dos pontos altos será o Festival de Folclore, no sábado à noite, que, explica Rita Proença, “foi o evento que esteve na génese desta iniciativa. Juntar os dois festivais que se realizavam na vila num evento único”. Na iniciativa cada um dos ranchos organizadores terá três grupos convidados, oriundos de vários pontos do país, conta Rita Proença.


No domingo, com concentração marcada para as 08:00 no Centro Interpretativo da Cereja, terá lugar uma caminhada que “pretende levar os participantes a percorrer os caminhos da tradição na freguesia”. O evento vai decorrer no Campo das Festas, e conta com a presença de grupos de concertinas de cantares, de bombos e baile de sexta-feira a domingo.

Foto: Freguesia do Ferro (Facebook)