CICS estuda combate à Alzheimer

O projeto de investigação coordenado por Fani Sousa poderá contribuir para a aplicação de novas tecnologias na indústria farmacêutica. O trabalho iniciado em julho é coordenado pela docente e investigadora Fani Sousa e visa o desenvolvimento de uma nova tecnologia de preparação de medicamentos biológicos, em particular de precursores de microRNAs.

A concretização dos objetivos abre portas a um evidente avanço científico e resultará em transferência de tecnologia, ou seja, aplicação de novos processos nas empresas do sector. O desenvolvimento e implementação de um processo biotecnológico eficiente, robusto e amigo do ambiente para a preparação deste tipo de biofármacos, “pode facilitar a sua produção em larga escala, potenciando a distribuição mais alargada, o que representa uma mais-valia para o tratamento da doença de Alzheimer”, afirma a investigadora. Lembra que se trata de uma patologia para a qual as terapêuticas disponíveis “não conduzem ainda aos resultados desejados em termos de tratamento” e, por isso, “qualquer abordagem alternativa, que seja segura e eficaz, poderá trazer mais vantagens para a saúde pública”.


A mais-valia científica da investigação mereceu o reconhecimento da parte da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que lhe atribuiu um financiamento de aproximadamente 240 mil euros. O projeto conta com a participação de mais seis investigadores do Centro de Investigação em Ciências da Saúde da UBI e a colaboração de elementos do CICECO, da Universidade de Aveiro.

Foto: UBI