Reitor dá boas-vindas aos novos alunos

“Vivam a universidade em pleno e sejam bons ubianos”, foi a mensagem que o Reitor da Universidade da Beira Interior, António Fidalgo, passou aos novos alunos da academia, na cerimónia de boas-vindas que decorreu esta manhã no Anfiteatro das Sessões Solenes.

No discurso, o reitor não esqueceu a questão financeira ao considerar que a “UBI é a universidade mais baratinha” para o Estado. Referiu que “apesar de ser a mais representativa do interior do País é a mais mal financiada de todo o sistema”.


Fez questão de salientar que “estar numa universidade é mais que tirar um curso”, para apelar desde o primeiro momento ao espirito que quer na UBI que considerou herdeira do espírito corporativo criado na idade média. Salientou que “a UBI não é uma empresa, mas sim uma corporação dos que querem aprender”. Dirigiu-se aos alunos de forma descontraída para apelar à responsabilidade, e fez questão de realçar que “a vida académica vai para além das aulas”. Para o reitor “curtir” cada uma das vivências é o segredo para “viver em pleno, aqueles que serão, certamente, os melhores anos da vida”. Apresentou a Covilhã como “uma das mais pequenas cidades universitárias do País, mas aquela em que a universidade mais peso tem”, quer por isso alunos “envolvidos com a vida da UBI e da cidade nas 24 horas do dia, 7 dias por semana”.

Nesta cerimónia de boas vindas participou também Afonso Gomes, presidente da Associação Académica. “Coragem para enfrentar as novas experiências, abertura para novos conhecimentos, determinação quando apetece desistir, espírito crítico e irreverente para reivindicar direitos e viver cada momento com felicidade” foram os conselhos que deixou aos novos alunos. A Universidade da Beira Interior recebeu este ano, na primeira fase de colocações cerca de 1200 novos alunos, num total de cerca de 7500.