Primeiras consultas de saúde oral em “poucos meses”

Centros de Saúde da Cova da Beira vão passar a ter consultas de saúde oral. Os acordos foram assinados esta manhã, 18 de setembro, na cerimónia “Saúde Oral para Todos” e inserem-se no projeto de ter médicos dentistas nos centros de saúde em todo o País até 2020.

Covilhã, Belmonte e Fundão fazem parte do lote de 65 municípios que hoje viram formalizado o acordo com o Ministério da Saúde, que foi também rubricado por Rosa Reis Marques, presidente da Administração Regional de Saúde do Centro (ARS – Centro).


Segundo os protocolos, a ARS-Centro compromete-se a garantir os recursos humanos e as obras necessárias nos Centros de Saúde, as autarquias são responsáveis pelo equipamento.

À nossa reportagem, Vítor Pereira afirmou que “só com esta convergência de vontades é possível levar por diante este projeto”.

Para o autarca esta é uma iniciativa que “vai ao encontro das reais necessidades da população, em especial dos mais carenciados, e por isso a autarquia não poderia alhear-se”.

Garantiu que “as primeiras consultas devem acontecer dentro de poucos meses”. A autarquia já iniciou o processo para aquisição do equipamento que deverá custar cerca de 30 mil euros.

Na cerimónia de assinatura de protocolos, o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, anunciou a “ambição do Governo” na área da saúde oral, que passa por ter consultórios dentistas em todos os Agrupamentos de Saúde até final da legislatura.

Recordar que a experiência piloto de ter dentistas nos centros de Saúde começou em 2016 em 13 municípios, foi alargada para 63 com o objetivo de ter dentistas em todos os concelhos do País até 2020.