Igualdade de género em debate

A secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, participa no Seminário «Igualdade de Género na Agenda Local – Perspetiva de Género nas Políticas Municipais Segurança e Prevenção de Violência no Espaço Público». O seminário é promovido pela Coolabora, irá decorrer na faculdade de Ciências Socias e Humana da UBI a partir das 14:00.

Neste seminário serão debatidas estratégias de operacionalização das políticas de igualdade na vida local. O primeiro painel irá focar-se na Perspetiva de Género nas Políticas Municipais e contará com a participação de investigadores/as e de autarquias que se têm destacado na implementação de políticas de igualdade. O segundo painel irá centrar-se na Prevenção de Violência de Género no Espaço Público e contará com representantes de forças de segurança, autarcas e investigadoras.


No âmbito desta conferência será inaugurada a exposição “Marcas de Violência”, que dá a conhecer os relatos de mulheres vítimas de várias formas violência.

Após o encerramento da sessão será feita uma caminhada urbana simbólica por alguns locais já assinalados com episódios de Violência e Femicidio. O percurso termina no Jardim Público no qual a secretária de Estado irá adicionar uma marca que diz respeito a mais um episódio de uma mulher vítima de assédio sexual.