Portugal 2030 discutido na UBI

A Universidade da Beira Interior recebe amanhã uma Audição Pública destinada a analisar a definição do novo quadro financeiro plurianual e de estratégia “Portugal 2030”.

Trata-se de uma sessão promovida pela Assembleia da República, mais concretamente pela Comissão Eventual de Acompanhamento do Processo de Definição da Estratégia «Portugal 2030» (CE PT 2030), que terá como pontos de partida os temas do desenvolvimento intermunicipal, Ensino Superior e Solidariedade Social.


A Audição decorre na Faculdade de Engenharia (Anfiteatro 8.1), com início às 9h30. Na Sessão de Abertura estarão o deputado João Paulo Correia, Presidente da Comissão Eventual de Acompanhamento do Processo de Definição da “Estratégia Portugal 2030”, João Marques, deputado do PS eleito pelo círculo de Castelo Branco, Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, e José Páscoa, Vice-Reitor da UBI.

Seguem-se os contributos de presidentes de três Comunidades Intermunicipais da Região Centro: Rogério Abrantes (CIM Viseu Dão Lafões), Carlos Figueiredo (CIM das Beiras e Serra da Estrela), e Luís Ferro Pereira (CIM Beira Baixa). Este primeiro Painel volta ter a participação de José Páscoa.

O segundo painel, da parte de tarde, centra-se no Ensino Superior e instituições de solidariedade. Estão confirmados no Painel II Constantino Rei, presidente do Instituto Politécnico da Guarda, António Fernandes, presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Lino Maia, Presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, e Francisco Rodrigues Araújo, Presidente do Conselho Nacional da União das Misericórdias.

A Sessão de Encerramento, às 18h00, terá a intervenção de João Paulo Correia, Presidente da Comissão Eventual de Acompanhamento do Processo de Definição da «Estratégia Portugal 2030».