Bolo nevão gigante no arranque do Natal na Covilhã

O Natal na Covilhã arranca com a partilha de um bolo nevão gigante, no momento em que se irá acender a iluminação de natal na cidade.

 


É esta a primeira iniciativa prevista no programa “Natal com Arte” promovido pela autarquia que nesta segunda edição terá novidades. “O certame mantém os valores que estiveram na sua criação, fomentar o sentimento de pertença dos covilhanenses, sustentado nos talentos das gentes da terra nas várias áreas artísticas”, salientou Regina Gouveia, vereadora da Câmara Municipal da Covilhã, acrescentando que a “animação será na totalidade feita com a prata da casa”.

As atividades diárias como o “Mercadinho de Natal”, “Aldeia das crianças” e “Casinha do Pai Natal” mudam este ano para o Centro Cívico, locais onde diariamente haverá animação de rua e musical. O programa terá exposições, concertos, desfiles, wokshops, feiras do livro e lançamentos de obras inéditas, tendo como base a temática do Natal e decorrendo nos vários espaços municipais, desde a biblioteca os diversos museus.

Renovado este ano vai estar o “Reino do Natal” instalado no antigo edifício da PT, que para além das histórias para os mais novos, irá centrar as atenções do público mais adulto nas noites de sábado. “Uma atividade que surgiu para ir ao encontro do público que fidelizamos com a iniciativa “Verão no centro histórico”, que ali terá histórias cantadas e contadas”, explica Regina Gouveia.

Outra das novidades é a iniciativa “Natal á Mesa”. Trata-se de quatro semanas temáticas em restaurantes aderentes, que irão centrar atenções em iguarias como o cabrito, o polvo, bacalhau e peru. Esta iniciativa é dinamizada pela Associação Empresarial da Covilhã Belmonte e Penamacor, “num reforço da parceria em relação ao ano passado”, refere Regina Gouveia. “Uma iniciativa que tem o intuito de promover os espaços e a gastronomia local e tradicional”, concluiu.

As novidades no programa que dura até 6 de janeiro começam logo no dia de abertura, às 16 horas, com o bolo-rei gigante da edição de 2017 a ser substituído por um “nevão gigante, por ser típico da Covilhã e que terá a particularidade de ser recheado com creme de cherovia outro dos nossos produtos” salientou a vereadora.

É com esta partilha que se inicia a programação do “Natal com Arte”, na altura irá haver música de natal e dança pela companhia covilhanense Kayser Ballet, momento marcado também pela chegada do Pai Natal e pelo acender da iluminação de Natal.

Ao longo da iniciativa estarão à venda crachás cuja receita reverterá para uma das valências do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira que para já ainda não foi selecionada.

Durante o período de 1 de dezembro a 6 de janeiro a primeira hora de estacionamento no silo auto do Pelourinho será grátis.

Nota também para a iniciava “Neste Natal adote uma árvore” que se repete em relação ao ano passado em que são oferecidas árvores para plantar.