Escola do Rodrigo junta-se aos Guardiões da Serra da Estrela

“Rodrigo Escola Guardiã” é o projeto que a Escola Básica do Rodrigo está a desenvolver, numa parceria com a associação cívica Guardiões da Serra da Estrela e que envolve as cerca de 160 crianças que frequentam quele estabelecimento de ensino. O projeto tem o apoio do Instituto da Conservação da Natureza, e Camara Municipal da Covilhã.

Os alunos vão realizar saídas de campo durante a semana para ajudar a Mata Nacional da Covilhã a recuperar dos incêndios que destruíram uma parte significativa da sua floresta nos últimos anos.


Serão desenvolvidas várias atividades, desde recolha de sementes de espécies autóctones, para posterior sementeira e plantação a observação da biodiversidade e descoberta da Serra da Estrela.

As saídas de campo deste mês, vão acontecer nas manhãs dos dias 27, 28 e 29 de novembro e terão como objetivo a recolha de sementes, mas, adianta a organização “serão uma oportunidade para as crianças conhecerem melhor o património natural que vão ajudar a proteger através do jogo “Exploradores da Natureza””.

A 29 de novembro os alunos da escola do Rodrigo e da Escola de S. Domingos irão em conjunto plantar carvalhos que ajudaram a germinar no âmbito do projeto “Sementinhas da Estrela”.