Primeiro desfile do “Carnaval da Neve” sai à rua amanhã

A decorrer desde o dia 16 de fevereiro, os momentos altos da programação no âmbito do “Carnaval da Neve” na Covilhã, têm lugar a partir desta sexta-feira. Uma coorganização da Câmara Municipal da Covilhã e de cerca de 20 associações do concelho, entre elas o Clube Nacional de Montanhismo que há cerca de 60 anos detém a marca “Carnaval da Neve”. Exposições, concertos, pista de gelo, desfiles e bailes irão acontecer em diversos locais da cidade e também na Serra da Estrela.

No que toca a desfiles, há dois a destacar, o “desfile social”, a ter lugar esta sexta-feira, dia1 de março, em que a organização espera, “à semelhança do ano passado”, a participação de cerca de 1000 crianças, das escolas do concelho, e seniores. Tem início marcado para as 09:30, no Campo das Festas e segue para o Pelourinho. O outro é o desfile “Carnaval do Mundo”, que pela primeira vez contará com a participação de 7 associações do concelho, o GIR do Rodrigo, a Academia Sénior, a Banda da Covilhã, o Grupo Desportivo da Mata, o Oriental de São Martinho, o Vitória de Santo António e a Associação do Centro de Artes Marciais da Covilhã, que sairá à rua no domingo, dia 3 de março. Regina Gouveia salienta a participação do movimento associativo no desfile que acontece pela primeira vez.


Também neste dia, domingo, às 17:00 terá lugar um “Concerto de Carnaval” pela Banda da Covilhã, na sua sede social.

No que toca a bailes, no sábado, dia 2 de março, às 22H00, decorrerá o baile no silo-auto do Mercado Municipal. Neste mesmo dia, às 22H30, haverá um baile na Pousada de Juventude e a partir das 24H00, na Discoteca Torre Alta (Penhas da Saúde), acontecerá a Noite Carnaval da Neve. Segunda-feira, dia 4, às 22H00, acontecerá o Baile de Mascarados no silo-auto do Mercado Municipal.

Quanto a exposições, pode ver no edifício da antiga PT, uma mostra de curlig promovida pela Federação de Desportos de Inverno de Portugal, que terá associada uma pista para demonstração. Na sala de exposições temporárias da Galeria António Lopes, pode ver uma mostra de “máscaras do mundo”, num total de 106, que pretendem exibir o carnaval nos vários continentes

O “cenário” principal do “Carnaval da Neve” na cidade continua a ser a praça do município, que tem ao dispor uma pista de gelo, e um espaço lúdico para os mais novos denominado “banquete de gelo”.

No programa destaque ainda para a tarde de dia de Carnaval, para a realização de uma parada de trapalhões, na praça do município, e à noite para o “enterro do entrudo”, entre Ponte do Rato, Avenida Marquês d’Ávila e Bolama, Rua Visconde da Coriscada e Praça do Município, com início marcado para as 22:00. No que toca à programação em plena montanha, que está a ser coordenada pelo Clube Nacional de Montanhismo (CNM), o destaque vai para o Open Ski “Taça da Covilhã – Carnaval da Neve” a decorrer no sábado.