Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos deu razão ao Bloco de Esquerda

A falta de resposta da Câmara Municipal da Covilhã aos requerimentos do Bloco de Esquerda da cidade, a solicitar informação, levou os bloquistas a apresentarem queixa da autarquia junto da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos (CADA). Segundo o Bloco em causa “estão vários requerimentos e pedidos de informação, na sua maioria sem resposta”.

A comissão deu razão ao Bloco, escrevendo na conclusão da análise ao caso que “deverá ser facultado o acesso solicitado”, ou comunicada “reposta fundamentada” para a ausência de resposta da autarquia.


Em comunicado o Bloco Covilhã afirma que o comportamento da Câmara Municipal da Covilhã nesta matéria “tem rasgos de totalitarismo, pois desrespeita totalmente qualquer tipo de prestação de contas à população, que se vê assim privada do acesso aos documentos e dados sobre os quais pretende ter conhecimento”, acrescentando que “fica agora a aguardar que a Câmara da Covilhã se digne a fornecer os dados requeridos, conforme é legalmente obrigada e é do seu dever”.