Investigadores do CICS-UBI recebem bolsas no valor de 22.500 euros

Elementos do Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI) foram premiados pela Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM). Os investigadores estiveram em destaque no Congresso Nacional de Endocrinologia, realizado, em Braga, no último fim-de-semana. Os cientistas da UBI receberam três bolsas, que totalizam o montante de 22.500 euros, “vendo desta forma reconhecido o mérito do trabalho desenvolvido na unidade de investigação sediada na Faculdade de Ciências da Saúde da UBI”, refere a UBI em nota de imprensa.

A Bolsa de Endocrinologia “Dr.ª Maria da Conceição Barbas”, no valor de 10.000 euros, foi atribuída a Ana Catarina Sousa, Joana Guimarães, Manuel Lemos e Ramiro Pastorinho. O grupo de investigadores é o autor do projeto intitulado “Disruptores endócrinos e menopausa precoce: estudo do efeito dos plásticos e cosméticos na idade da menopausa”.


Telma Quintela, Cecília Santos, Isabel Gonçalves, Ana Catarina Duarte e Manuel Lemos, receberam a Bolsa “Projeto de Investigação SPEDM”, no valor de 7.500 euros, atribuída pelo seu projeto que tem a designação de “Analysis of the regulation of drug uptake and detoxification systems in the bloodcerebrospinal fluid barrier: the role of sex hormones”.

Por fim, a Bolsa “Sociedade Portuguesa de Endocrinologia Diabetes e Metabolismo / Novartis Oncology em Patologia Hipofisária”, no valor de 5.000 euros, foi para Cecília Santos, Ana Raquel Costa Brito, Isabel Gonçalves, Telma Quintela e Manuel Lemos, responsáveis pelo projeto “The choroid plexus as an alternative source of pituitary hormones: analysis of its regulatory mechanisms and secretory profiles”.