Sabugal quer ligação a A23

A ligação do Sabugal às autoestradas que servem a região esteve em debate na Assembleia da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), que aprovou uma moção que reivindica uma “estrada estruturante” para ligar o concelho à A23.

A proposta foi apresentada na sessão extraordinária realizada na sexta-feira, em Belmonte, pelos deputados do PS, Alexandre Gonçalves e Victor Cavaleiro, eleitos por aquele município, e defende a abertura de “uma estrada que ligue o Sabugal a Belmonte e a Manteigas”. Os deputados raianos questionam como é possível um concelho da dimensão do Sabugal, uma das maiores do país, “não possuir uma ligação rápida a norte via A25 e a poente via A23”, de forma a captar população para o concelho, recordando que as ligações à cidade são “morosas e de qualidade duvidosa”. Para os deputados o Sabugal não possui “qualquer ligação, digna desse nome”, apesar de se encontrar “geograficamente embrulhado pelas mesmas”.


A moção propõe que, “de imediato”, se iniciem conversações junto do município do Sabugal e do Governo, “a fim de ser criado um plano de exceção para a viabilização e conclusão desta obra, sempre na senda do desenvolvimento local, regional e nacional, bem como da luta contra as assimetrias regionais”.