Dia dos Namorados: Rádio Covilhã comemora o dia junto dos reclusos

Hoje é dia de troca de cartas e declarações de amor, que se revestem de maior significado quando, o ser por quem o coração bate, se encontra inacessível. Atrás das grades, a saudade e a solidão, reforçam o sentimento, como comprovam as mensagens recolhidas pela Rádio Covilhã, no Estabelecimento Prisional da cidade.

“No dia dos namorados há amor, há paixão, há carinho e há ternura, dentro do meu coração”, “Amor é paixão, paixão é amar-te. Longe de ti, mas tão perto. És e sempre serás a rainha do meu deserto”, foram algumas das muitas mensagens escritas pelos reclusos, em comemoração do Dia dos Namorados.


Recordar que a história do Dia de São Valentim remonta ao século III d.c. O Imperador romano Cláudio II proibiu os casamentos, para assim angariar mais soldados para as suas tropas. Um sacerdote da época, de nome Valentim, desrespeitou este decreto imperial, realizando casamentos clandestinamente. O segredo foi descoberto e Valentim foi preso, torturado e condenado à morte. Executado no dia 14 de Fevereiro do ano de 269, a data deu origem ao dia dos namorados. Antes de morrer, Valentim conseguiu enviar e receber algumas cartas ainda na cela, o que originou a troca de cartões, os chamados “valentines”.