“Vestir a mesa” apresentado no Museu de Lanifícios

A obra Vestir a mesa: têxteis de mesa do séc. XV ao XX, de Ana Marques Pereira, médica e investigadora da história da alimentação e práticas alimentares vai ser apresentada ao público a 22 de março (sexta-feira), pelas 16h00, no Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior.

Trata-se de um livro, profusamente ilustrado, escrito em português e em inglês, surge para colmatar a ausência de informação sobre as artes têxteis, quando se aborda a Mesa em geral ou as Artes da Mesa (receitas, alimentos, objetos…), o que provoca alguma surpresa quando, em Portugal, existe uma longa tradição e interesse na arte de bordar em têxteis de mesa. Perante esta constatação, a autora vai debruçar-se ao longo do livro nos tecidos, nos corantes, nas designadas “artes femininas” dos bordados e rendas, nos enxovais e na valorização do branco e nas formas de o preservar. Aborda igualmente, de forma abrangente, a evolução histórica e o papel social dos têxteis de mesa, incluindo, no final, uma extensa bibliografia e um glossário para melhor compreensão do tema.


A apresentação do livro “Vestir a mesa” contará com a presença da autora, Ana Marques Pereira, de Isabel Maria Fernandes, autora do prefácio e diretora do Museu de Alberto Sampaio, em Guimarães, e ainda do escritor Manuel da Silva Ramos.