Mutualista alcança equilíbrio financeiro e inicia “novo ciclo”

Após a aprovação das contas do ano passado, Nelson Silva, presidente da Mutualista Covilhanense, considera que após a recuperação financeira registada em 2017, em 2018 a associação alcançou a estabilização financeira. O dirigente afirma que “fecha-se assim um ciclo, para outro se abrir”.

Com um resultado líquido positivo em cerca de 15 mil e 500 euros, mais cerca de nove mil do que no ano anterior, os associados aprovaram as contas da Mutualista Covilhanense. na última Assembleia Geral. Pelo segundo ano consecutivo, a Associação gerou proveitos superiores a 1,6 milhões de euros.


O presidente refere que a atual situação “permite olhar o futuro com tranquilidade e confiança, para solidamente empreender novos e estruturantes investimentos, como é o caso da criação do hostel social, na zona histórica da cidade da Covilhã”. Nelson Silva adianta, em relação ao hostel, que “atualmente decorre um processo de consulta a empresas com vista à adjudicação da obra, que sofreu alguns atrasos, prevendo-se que possa estar concluído em breve, para que os trabalhos possam arrancar proximamente”.

Todas as valências e serviços da Associação continuaram a crescer em 2018, com destaque para a Farmácia, que ultrapassou o meio milhão de euros em vendas, e para a Unidade Móvel de Saúde e de Apoio Social e Psicológico, vencedora de mais dois prémios nacionais, que foram o Fidelidade Comunidade, do grupo Fidelidade, e o 1º lugar do Prémio de Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro, atribuído pela CCDR Centro e consórcio Ageing@Coimbra.

A Unidade Móvel, na estrada desde finais de 2016, expandiu no ano passado o seu serviço médico (Clínica Geral) a sete localidades do concelho que já servia, alargou a sua atividade a Verdelhos e ao Pereiro (anexa de Sobral de São Miguel) e integrou duas novas iniciativas: a Oficina de Atividades, com os seus ateliês temáticos semanais de Exercício Físico e Informática/Multimédia; e o Programa de Saúde e Auditivo “OuViste? Ver melhor, Ouvir mais”, com consultas gratuitas de optometria e audiologia. Atualmente, a Unidade Móvel de Saúde opera em 10 localidades. Quanto ao Centro Clínico, ganhou 5 novas especialidades, entre as quais a de cardiologia. No total, o número de atendimentos contabilizado em todas as suas valências na área da saúde, Centro Clínico, Farmácia e Unidade Móvel, foi de 44.390.

“Em 2018 continuámos a privilegiar as parcerias estratégicas para melhorar a nossa atuação nas áreas social e da saúde, assim como a criação de mais benefícios, vantagens e serviços para os associados”, frisa Nelson Silva. “E prosseguimos igualmente com a qualificação das valências de apoio à 3ª idade”, acrescenta o dirigente. Exemplo disso são o novo projeto “Mental Gym em Casa”, assente em programas de estimulação cognitiva ao domicílio, direcionado para os utentes do Serviço de Apoio Domiciliário, lançado no último trimestre do ano, ou o “Jovens e Idosos num Clique”, cujos parceiros são a Escola Quinta das Palmeiras e o Laboratório NetGNA, do Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior. Através deste último projeto, galardoado com o Prémio BPI Seniores no ano passado, “lançámos as bases para a criação de uma Sala Multimédia para os seniores institucionalizados, cujas obras estão em curso”, precisa Nelson Silva.

O dirigente revela que em 2018 foi projetado também outro novo espaço dentro da Associação, igualmente em construção. Trata-se de uma sala para Grandes Dependentes/Demências. Nelson Silva recorda ainda que no ano passado a Mutualista submeteu uma candidatura no valor de quase 600 mil euros ao Centro 2020 – Apoio ao Investimento em Infraestruturas e Equipamentos Sociais “para a realização de uma intervenção de fundo no edifício-sede, com enfoque na eficiência energética, obras diversas e na aquisição de novos equipamentos, outro dos grandes investimentos que gostaríamos de concretizar”. Além dessa, foi realizada outra de perto de 50 mil euros ao Programa de Capacitação para o Investimento Social. A Mutualista aguarda ainda o resultado destas candidaturas.