Programa para dignificar abril

“Um programa para dignificar a revolução de abril e o seu significado”, foi desta forma que Vítor Pereira, presidente do município, se referiu ao programa elaborado pela Câmara Municipal da Covilhã, para assinalar os 45 anos do 25 de abril, no concelho.

O autarca afirma que o município quer “estar à altura do espírito e da revolução de abril que mudou a face do país”, acrescentando que “os municípios têm a obrigação e o imperativo moral de celebrar abril, que escancarou as portas à democracia do país e à instituição poder local como o conhecemos”


O programa foi aprovado esta sexta-feira, na reunião privada do executivo. São várias as iniciativas propostas, que passam por exposições, mostras bibliográficas, a decorrer ao longo do mês, na Biblioteca Municipal. Destaque também para as feiras temáticas que irão decorrer ao longo de abril, na Praça do Município.

Quanto a palestras, o destaque vai para 12 de abril, “A liberdade está a passar por aqui” é o tema proposto numa tertúlia, a ter lugar no Sport Hotel, a partir das 21:00.

A 23 de abril terá lugar a iniciativa “Arruada Literária”, que, à semelhança do ano anterior, vai levar a literatura e a música ao centro histórico e Praça do Município, a partir das 21:30.

Na noite de 24 de abril, após o jantar promovido pela União dos Sindicatos de Castelo Branco, na sede da Banda da Covilhã, terá lugar a tradicional arruada, pela Banda, até à Praça do Município, ao som da Grândola Vila Morena. A partir das 22:30 atuam os “Senhor Doutor”, na Praça do Município. Às 00:00 haverá fogo-de-artifício.

A sessão solene da Assembleia Municipal está agendada para as 11:00, de dia 25, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Já à tarde, o município promove uma visita às obras de requalificação da sede do Grupo Desportivo Águias do Canhoso.

Quanto a inaugurações, dia 25 às 16:30 será inaugurado o Pontão Pedonal do Parque Urbano, do Paul e no dia 28, às 11:30 o Forno Comunitário de Casegas, às 16:00 o Parque de Lazer, de Vales do Rio e às 17:00 a valência de lar, do Centro de Dia de Vales do Rio.