Rastreio e conselhos sobre Psoríase hoje na Covilhã

As ações decorrem ao longo de todo o dia, num Roadshow na Rua Comendador Campos Melo, que pretende “esclarecer a população sobre as doenças da pele, nomeadamente a psoríase”, uma doença que “está por conhecer por parte da população e que carrega alguns preconceitos”, disse à Rádio Covilhã a farmacêutica Ana Pacheco.

A responsável lembra que se trata de uma “doença crónica que afeta negativamente a qualidade de vida das pessoas e que tem uma forte repercussão a nível social e profissional”. Para a farmacêutica “esclarecer a população e efetuar rastreios é fundamental”. Na ação de hoje todos podem participar, seja para realizar testes a possíveis patologias, ou só para esclarecer dúvidas.


Estima-se que a Psoríase afete cerca de 125 milhões de pessoas em todo o mundo e que em Portugal afete cerca de 250 mil portugueses, desses, apenas 125 mil tem diagnóstico, “porque muitos dos doentes só procuram o médico quando têm crises muito graves”. No entanto “esta é mais que uma doença de pele para a qual devemos estar alertas”, avisa Ana Pacheco, frisando que a partir desta, outras patologias se podem desenvolver.