Rota da Seda em fotografia no Museu de Lanifícios

Entre 30 de maio e 8 de setembro, na Galeria da Real Fábrica Veiga, do Museu de Lanifícios da UBI, vai estar patente ao público a exposição de fotografia «Rota da Seda: entre o Oriente e a Europa», de José Luís Santos, professor de história, fotógrafo e viajante.

A sessão de inauguração decorrerá no dia 30 de maio, pelas 18h00, conta e com a presença do autor. Trata-se de um projeto fotográfico que foi ganhando corpo numa série de viagens, que José Luís Santos realizou ao longo de treze anos, partindo de Veneza, seguindo por Istambul, até chegar ao eixo de ligação comercial e civilizacional entre o mundo ocidental e o misterioso oriente, Líbano, Israel , Palestina, Jordânia e também a Síria.


A experiência prosseguiu pelos territórios do Irão, pela Ásia Central, pelos territórios do Uzbequistão e Quirguistão, até chegar ao destino final, a China.

“Não sendo uma busca do passado da milenar Rota da Seda, a exposição é sobretudo um registo dos povos e culturas que habitam nestes “caminhos” ao longo de milhares de quilómetros, que foram ponto de encontro de diferentes povos e culturas, em contraste com o mundo contemporâneo, em que a dificuldade do conhecimento e aceitação do outro é cada vez maior”, explica o autor.

O acesso à exposição é livre, gratuito e para todas as idades, e pode ser visitada de terça a domingo, das 9h30 às 12h e das 14h30 às 18h.