Nova empresa tecnológica instala-se no Parkurbis

A Seedstars, um grupo privado suíço, já tem a laborar novo pólo da empresa na Covilhã, no Parque de Ciência e Tecnologia. Terá como foco as suas startups, na área FinTech e pretende que todo o desenvolvimento tecnológico do grupo passe a ser realizado a partir do Parkurbis, anunciou à Rádio Covilhã, Pedro Gomes, responsável pela empresa em Portugal.

A empresa já contratou 4 engenheiros para o pólo e pretende nos próximos meses contratar mais 16, tendo já iniciado conversações com a Universidade da Beira Interior, avançou ainda o administrador.


O responsável frisa que foi a “qualidade dos jovens formados na UBI”, que levou o grupo a escolher a Covilhã para se instalar. Trata-se de um grupo com escritórios em 20 países, dos 4 cantos do mundo e “a Covilhã faz parte dos planos de expansão, porque tem mão-de-obra com as apetências técnicas que necessitamos para crescer”, frisa. O objetivo a 12 meses é a contratação no total de 20 colaboradores, mas “há intenção de crescer na região”, refere o responsável que garante que “todo o recrutamento de quadros será feito na região”.

Para Jorge Patrão, administrador do Parque de Ciência e Tecnologia, é “motivo de orgulho” acolher uma empresa como a Seedstar, “porque se trata de uma empresa que vai ao encontro da estratégia traçada para o Parkurbis, acolher empresas que apostam na globalização a partir de Portugal, como é o caso”, frisou.

Com esta empresa já instalada, “começa a haver dificuldade em receber outras”, frisa Jorge Patrão quando questionado sobre espaço disponível, referindo que “há nesse aspeto algumas dificuldades”, acrescentando que ainda assim “nenhuma empresa deixou de se instalar por falta de condições de acolhimento”. Há empresas que já saíram, mas mesmo assim “a quantidade e qualidade das empresas que nos procuram provocam essa dificuldade de espaço”, frisou.

A Seedstars é um grupo privado suíço. Cresceu de 83 pessoas em janeiro de 2018, para mais de 150 em janeiro de 2019. Atualmente estão fisicamente em 20 locais como Genebra, Cairo, Casablanca, Abidjan, Lagos, Dar Es Salaam, Cidade do Cabo, Astana, Yangon, Cidade do México, Bogotá, Medellin, Lima e Porto. A empresa foi fundada em 2012, desde 2015 que se instalou no Porto onde conta com 20 colaboradores, está agora também na Covilhã, onde instalou o seu polo de desenvolvimento tecnológico.