UBI estuda carregamento de baterias com recurso a painéis solares

O projeto ibérico, denominado Urbana_Air, está a decorrer no departamento de engenharia e eletromecânica e vai analisar o futuro da mobilidade urbana e a utilização de energia limpa, para carregamento de bicicletas elétricas, anunciou hoje a UBI.

Com a designação “URBAN_AIR – Melhoria do Ambiente Urbano e Redução da Poluição do Ar através de Soluções de Mobilidade Sustentável nas Cidades de Portugal e Espanha”, o projeto tem como objetivo principal promover o uso de bicicletas elétricas, em que as baterias são carregadas com energia proveniente de painéis fotovoltaicos. Outro dos objetivos do projeto passa por efetuar a gestão dos recursos energéticos, integrar a rede de mobilidade no contexto das cidades inteligentes e monitorização da qualidade do ar.


Para testar estas soluções de “grande relevância para o ambiente do planeta”, a UBI construirá um piloto experimental, composto por 50 bicicletas elétricas, que vão ser disponibilizadas aos alunos e quatro estações de carregamento das baterias que utilizam a energia solar. Estas estruturas vão localizar-se em locais que permitam cobrir os diversos espaços da UBI, na Faculdade de Ciências da Saúde, Faculdade de Engenharia e das residências universitárias número 1 (em Santo António) e Pedro Álvares Cabral (próxima da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas). Em paralelo será feita a monitorização da qualidade do ar da Covilhã.

O URBAN_AIR vai ser dado a conhecer no próximo dia 29 de maio, numa sessão marcada para a Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, às 11h00. Fazem parte do programa a palestra “Veículos Elétricos para uma Mobilidade Sustentável”, por Paulo Pereirinha (Instituto Politécnico de Coimbra – Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, membro do Conselho de Administração da APVE e Investigador do INESC Coimbra) e as comunicações “Sistema de Empréstimo e Promoção da Mobilidade e Interoperabilidade em Cidades Inteligentes”, por Rita Pinto (UBI) e “Integração de Sistema Renováveis de Base Solar na Mobilidade Urbana”, por João Faria (UBI). No final, realiza-se um e-Bike Drive Test, com as bicicletas do projeto.