POPular Inatel na Covilhã este fim-de-semana

A Fundação INATEL promove a 4ª edição do POPular – INATEL na rua, uma iniciativa que pretende “divulgar as práticas culturais tradicionais”, informa a fundação, acrescentando que o faz “no cumprimento da sua missão enquanto entidade consultora da UNESCO para a salvaguarda do Património Cultural Imaterial”.

“Envolver as comunidades locais, a par da promoção e da oferta cultural para todos, divulgar a turistas, nacionais e internacionais o património arquitetónico e histórico das diferentes cidades” é outro dos objetivos do evento.


A iniciativa decorre entre os meses de maio a outubro, em várias cidades do país, em espaço público. Na Covilhã a iniciativa decorre entre hoje, sexta-feira e sábado.

Hoje, a partir das 21:00, na Praça do Município tem lugar animação de rua com o grupo de música tradicional Covimusica, seguido do concerto pela Banda da Covilhã.

Na sexta-feira há oficinas de percussão, no âmbito do projeto Zéthovem, da Associação Cultural da Beira Interior, na casa dos magistrados durante todo o dia. Na Praça do Município, a partir das 18:00 está prevista animação de rua e jogos tradicionais pelo Rancho Folclórico da Boidobra. À noite, a partir das 22:00 terá lugar o concerto de Recanto.

No sábado, dia 29 o Rancho Folclórico da Boidobra continua a dinamizar jogos tradicionais durante a tarde, a partir das 21:00 a animação de rua estará a cargo das Adufeiras da Casa do Povo do Paul. À noite o concerto estará a cargo de Luís Peixoto.