Alunos de Design Moda e CMC estudam impacto da moda e mostram soluções

Ao longo dos últimos meses alunos de Design de Moda da UBI desenvolveram um projeto com o objetivo de diminuir o impacto negativo da indústria da moda, em especial o dos desperdícios que acabam em aterro. Uma iniciativa que conta com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã, com o objetivo de contribuir para a sustentabilidade e alertar para os perigos das alterações climáticas.

O projeto começou nas instalações da UBI, com a análise de dados da atualidade, definições, conceitos e dos 17 objetivos para o desenvolvimento da sustentabilidade no mundo, definidos pela Organização das Nações Unidas. 


Na segunda fase os alunos foram visitar algumas empresas da região, conhecendo alguns dos processos de transformação e produção de materiais têxteis reciclados.

Na quinta-feira, dia 6, a partir das 14:30 os alunos irão apresentar, na Tinturaria, galeria de exposições, soluções para o problema baseadas em técnicas e processos de Reconstrução, Upcycling e Zero-waste.

O objetivo final é “dar uma segunda vida a peças de vestuário recolhidas e não usadas, criando valor acrescentado com Design de Moda de forma a contribuir para uma economia circular”. Pretende-se ainda, “sensibilizar a sociedade para a utilização destas práticas no seu dia-a-dia, e informar o quanto podem contribuir para atingir os objetivos estabelecidos pelas Nações Unidas, na sua agenda para 2030”.

No final da ação serão premiados os melhores projetos como forma de incentivar e promover o trabalho dos alunos.