CIMBSE apresenta Plano Intermunicipal de adaptação às alterações climáticas

O Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas, da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), vai ser apresentado no próximo dia 17 de junho, no Instituto Politécnico da Guarda. A cerimónia conta com a presença de João Ataíde, secretário de Estado do Ambiente e tem início marcado para as 09:30.

Criado pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE), o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climática (PIAAC) compreende a determinação de um conjunto de ações que visam “a adaptação ou mitigação dos efeitos destas alterações”.


Com a aposta em “promover o desenvolvimento de ações no sentido de se alcançar uma maior sustentabilidade energética e ambiental”, o plano procura estabelecer “um roteiro estratégico que facilite a adaptação da região das Beiras e Serra da Estrela aos riscos climáticos, assim como colocar as ameaças decorrentes dos riscos climáticos na agenda pública”.

As várias ações que compõem o plano refletem a preocupação da região ao nível do desenvolvimento sustentável e relacionam-se com os setores da educação e sensibilização ambiental, da sensibilização para a população em geral, da monitorização, avaliação e vigilância, das infraestruturas verdes, da gestão sustentável da floresta, do ordenamento e gestão dos recursos fluviais e também das espécies florestais e agrícolas, controlo de pragas e doenças agroflorestais, entre outros.