CMC: 300 mil euros para limpeza de cursos de água

A Câmara Municipal da Covilhã viu aprovadas candidaturas a programas da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), para limpeza de cursos de água no concelho, num montante superior a 300 mil euros.

As Ribeiras da Goldra e da Carpinteira são dois dos locais que serão limpos, anunciou José Armando Serra dos Reis, vereador com o pelouro do ambiente, no decorrer da reunião pública do executivo, esta quinta-feira. Segundo avançou, “os trabalhos já se iniciaram”, devem estar concluídos “até 31 de julho” e envolvem uma verba de 120 mil euros comparticipados a 100% pela APA.


A intervenção envolve a “totalidade” da Ribeira da Goldra e “alguns troços” da Ribeira da Carpinteira, explicou o vereador.

Será feito “o corte da vegetação que está a invadir os leitos”, com os trabalhos a serem “principalmente orientados para a limpeza de zonas atingidas por incêndios”, mas, frisa ainda o vereador, “uma vez que a erosão já provocou outras obstruções serão também limpos outros troços”.

O mesmo programa aprovou também intervenções em cursos de água em freguesias rurais. José Armando Serra dos Reis avança que serão feitas intervenções no Rio Zêzere, na freguesia do Barco e vários afluentes naquela freguesia, e nas Ribeiras do Paul, Cortes e Erada que também foram atingidas por incêndios. Segundo o autarca irão desobstruir linhas de água “em zonas afetadas por incêndios”, mas explica que por “arrasto há outras áreas que também terão que ser limpas”.

Para além destas intervenções o vereador afirma que “é também importante fazer campanhas de sensibilização”, uma vez que “está ainda arreigado nas populações que as ribeiras são locais de despejo”, o que é “preciso combater”, frisa. Já sobre a poluição por resíduos industriais, o detentor da pasta do ambiente na câmara municipal afirma que nesta altura “não é significativo”.