João Fonseca: “Claramente quero ganhar em casa”

Com um regresso fantástico à competição no Campeonato de Portugal de Montanha, em 3 provas amealhou 3 vitórias, João Fonseca quer subir ao lugar mais alto do pódio na “sua Rampa”.

“Teoricamente esta será a prova mais fácil, mesmo com carros mais fracos sempre me dei bem, com este carro, o que mais gostei de conduzir até hoje, em condições normais o objetivo é a vitória”, disse à Rádio Covilhã, o piloto que veste as cores do Sporting da Covilhã. Um objetivo “claro”, que faz depender de “possíveis acidentes ou avarias”, refere o piloto.


Em termos desportivos, as duas provas de fogo, Falperra e Santa Marta, foram ultrapassadas com êxito, esclarece ainda João Fonseca. A Falperra por ser “uma rampa rápida e Santa Marta por ser muito técnica” eram mais “favoráveis à concorrência”, ainda assim João Fonseca garantiu a pontuação máxima na geral e nos protótipos, o que espera repetir na Covilhã, no próximo fim-de-semana.

Em termos financeiros a época está mais difícil, o líder do campeonato ainda não tem garantidos os apoios para a totalidade das 8 provas. “Já consigo ir ao Caramulo” frisa, explicando que “até à final vamos tentar os apoios para estar presentes em todas as provas”. De resto João Fonseca diz que “esta é a parte mais difícil para alcançar o título, garantir os apoios para estar presente”.

Uma época em que João Fonseca presta homenagem ao grande amigo Paulo Ramalho, bicampeão de montanha que faleceu no passado mês de outubro.

A Rampa Serra da Estrela também presta homenagem ao piloto colocando a sua imagem no cartaz promocional. João Fonseca refere que “neste aspeto está a ser uma época difícil, tinha uma grande amizade com o Paulo e sinto a sua falta em prova”, desabafa.

João Fonseca lidera o campeonato absoluto com 80 pontos, em segundo lugar está Hélder Silva, com 66 e em terceiro Nuno Guimarães, com 41.

Nos protótipos o alinhamento da tabela é o mesmo, João Fonseca lidera com 80 pontos, segue-se Hélder Silva com 66, a diferença está no 3º lugar, Nuno Guimarães soma 50 pontos.