PJ faz buscas em 18 câmaras do Centro e Norte

Belmonte, Fundão, Oleiros, Sertã, Guarda, Pinhel e Almeida estão entre as 18 câmaras municipais que hoje foram alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária (PJ), no âmbito da operação “Rota Final”.

A operação envolveu a diretoria do Norte e Centro e está relacionada com um alegado esquema fraudulento de viciação de procedimentos de contratação pública, informou fonte policial.


Na nota enviada às redações, a PJ explica que “mediante atuação concertada de quadros dirigentes de empresa de transporte público, de grande implementação em território nacional, com intervenção de ex-autarcas a título de consultores, beneficiando dos conhecimentos destes, terão sido influenciadas decisões a nível autárquico com favorecimento na celebração de contratos públicos de prestação de serviços de transporte, excluindo-se das regras de concorrência, atribuição de compensação financeira indevida e prejuízo para o erário público”.

Segundo a PJ foram efetuadas buscas em 18 câmaras municipais, da região constam a de Belmonte, Fundão, Oleiros, Sertã, Guarda, Pinhel e Almeida. Águeda, Armamar, Barcelos, Braga, Cinfães, Lamego, Moimenta da Beira, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Soure e Tarouca, também foram alvo de buscas.

A operação, com o nome de código “Rota Final”, incluiu também buscas em entidades públicas e empresas, sendo realizadas pela Diretoria do Norte da PJ, com o apoio de vários departamentos de investigação criminal e da Diretoria do Centro, no âmbito de um inquérito titulado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Coimbra. Ao todo, foram 50 as buscas realizadas, envolvendo 200 elementos da Polícia Judiciária – inspetores, peritos informáticos, peritos financeiros e contabilísticos.

Também no recrutamento de funcionários se terão verificado situações de favorecimento, ainda segundo a PJ.

A investigação prossegue “para determinação de todas as condutas criminosas, seu alcance e respetivos agentes”, esclarece a polícia.