Unidos Tortosendo recebido como campeão no Tortosendo

O Unidos do Tortosendo sagrou-se vice-campeão da Taça Nacional de Basquetebol, sub 16 feminino, ontem em Coimbra, perdeu na final, frente à equipa de Olivais por 66-45.

A equipa do Tortosendo disputou este fim-de-semana a Final Four da competição que decorreu em Coimbra. No sábado conseguiu uma brilhante vitória contra a equipa campeã regional dos Açores, por 62-48. No domingo perdeu a final, mas para o clube, atletas, adeptos e junta de freguesia, “a equipa é campeã”.


Foi em ambiente de festa que ontem ao início da noite, a equipa foi recebida pela Junta de Freguesia do Tortosendo, no auditório da casa da Vila. Com casa repleta de adeptos e cheia de emoção, David Silva, presidente da Junta afirmou que “a nossa equipa é campeã”. O autarca entregou um troféu da junta a cada uma das atletas, elementos da equipa técnica atual e anterior presidente do Unidos e representantes dos pais, “como forma de reconhecimento pelo trabalho que todos desenvolveram em prol deste feito”, afirmou. David Silva, realçou as dificuldades porque a equipa passou, “jogou em Coimbra, contra uma equipa de Coimbra e com árbitros de Coimbra”, um facto só ultrapassado pela “onda de apoio do Tortosendo que esteve sempre unido”.

Um apoio incondicional dos adeptos, dos que se deslocaram e dos que apoiaram de longe, foi também realçado pelo treinador da equipa, Pedro Farinha. O técnico realçou “a qualidade e atitude das suas atletas” e o apoio da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal da Covilhã, “que sendo uma obrigação, ainda bem que os temos do nosso lado”, frisou

Visivelmente satisfeita estava a equipa, na cerimónia a capitã de equipa, Leonor Simão, afirmou que “é um orgulho jogar juntas” realçando que “não trouxemos a taça, mas no meu coração somos vencedoras”. Para a Jovem atleta, foi fundamental o apoio que sentiram ao longo de toda a época, “em que jogámos juntos, sorrimos e chorámos juntos e terminamos juntos e felizes com sentimento de realização e orgulho”.

O sentimento de satisfação e emoção era geral nos muitos que se deslocaram a Coimbra para apoiar a equipa e que marcaram presença na cerimónia. O presidente do clube, Marcelo Batista disse que “este foi um pequeno passo para os próximos, que está certo, irão dar na próxima época”.