Ordem dos Médicos reconhece mestres em Gestão de Unidades de Saúde pela UBI

A Ordem dos Médicos reconheceu o 2.º Ciclo/Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI) o que faculta aos profissionais médicos que obtenham o respetivo grau a “Competência em Gestão dos Serviços de Saúde”.

Anabela Almeida, diretora do Curso, refere que recebeu com “enorme” satisfação a comunicação da Direção da Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.


“Este foi um processo iniciado há algum tempo, mas este desfecho compensou todos os esforços da equipa envolvida, que juntou docentes e investigadores do Departamento de Gestão e Economia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e da Faculdade de Ciências da Saúde”, salienta a responsável pelo Curso.

Segundo explica a Universidade da Beira Interior, este ciclo de estudos aborda e aprofunda “novos métodos de gestão e administração das Unidades de Saúde”, por forma a promover o desenvolvimento de capacidade que “possibilitem uma gestão eficaz e eficiente de unidades de saúde, públicas ou privadas, mas também responsável e personalizada”.

“O 2.º Ciclo em Gestão de Unidades de Saúde tem, ainda, como objetivo especializar licenciados ou equiparados neste domínio, dotando-os de conhecimentos, competências e capacidades necessárias para a gestão de unidades prestadoras de cuidados de saúde e para o desenvolvimento de investigação científica”, salienta a UBI.

O Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde foi criado em 1998 e entrou em funcionamento no ano letivo 1998/1999.