Aldeias do Xisto marca presença em França

O projeto Aldeias do Xisto de Portugal vai até França para mostrar ao público daquele país os seus destinos de eleição para viver, investir e criar.

Segundo nota de imprensa, os franceses nunca procuraram tanto Portugal como agora procuram pela natureza, cultura, património e gastronomia, algo que “as Aldeias do Xisto concentram na região centro de Portugal”. O projeto vai marcar presença na corrida “La Mundial Maison et Objet de 6 a 10 do mesmo mês.


No dia 8 de setembro, a mítica corrida “La Parisienne” vai juntar mais de 25 mil mulheres numa ação de prevenção e angariação de fundos para a luta contra o cancro da mama. Os valores do desporto e do bem-estar físico e espiritual são estruturantes na oferta de turismo ativo das Aldeias do Xisto, pelo que a marca não podia deixar de se associar a este evento. As Aldeias do Xisto convidaram, através de um passatempo no Facebook e com a parceria da Cap Magellan, 50 participantes a correr com as cores da marca. 

As Aldeias do Xisto têm promovido uma cultura colaborativa entre o território, o design e o saber-fazer artesanal, através de projetos que envolvem ateliês de craft, universidades e designers. Partindo duma imersão e inspiração no contexto dos lugares, criam-se objetos significantes da identidade cultural, dos valores do território e do espírito português. Estes objetos ilustram uma nova forma de viver, estar e ser, mais ecológica e regida por princípios éticos. Alguns destes objetos vão ser apresentados durante a grande Feira mundial Maison et Objet, que reconheceu o enorme valor da produção craft-design das Aldeias do Xisto.

As Aldeias do Xisto são uma marca-destino que, ao longo dos últimos anos, e a partir da atividade turística, da experimentação e do conhecimento, têm conseguido afirmar um território único no contexto da Região Centro e do País.

Recordar que a Aldeia de Sobral de São Miguel, no concelho da Covilhã, é uma das 27 aldeias pertencentes ao leque da Rede das Aldeias de Xisto, constituída por 16 concelhos.