CIMBSE: Brigada de Sapadores realizam trabalhos de silvicultura

Cerca de 108 hectares de Faixas de Gestão de Combustível foi a área limpa desde março pela Brigada de Sapadores Florestais ao serviço da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE).

Esta Brigada constituída por três equipas instaladas nos concelhos de Belmonte, Pinhel e Gouveia, apoiada por 15 homens e três viaturas florestais, opera nos 15 municípios que integram a CIMBSE.


Após formação técnica específica, a equipa de Sapadores Florestais composta por 14 Sapadores Florestais e um Técnico Florestal com formação em silvicultura e credenciado em fogo controlado, tem vindo a realizar trabalhos de limpeza de gestão de combustível. São responsáveis pela realização de ações de silvicultura preventiva no âmbito dos incêndios florestais (na vertente da gestão de combustível florestal), com recurso a técnicas manuais, moto manuais e pelo uso de fogo controlado.

As áreas intervencionadas até ao momento pertencem aos concelhos de Almeida, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Gouveia, Guarda, Manteigas, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso, estando neste momento a efetuar trabalhos para o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), mais concretamente na instalação e manutenção da rede primária de defesa da floresta contra incêndios.

Esta Brigada de Sapadores Florestais nasceu na sequência do estabelecido na Estratégia Nacional para as Florestas, contribuindo assim para a diminuição do risco de incêndio no território CIMBSE. Tem como principais objetivos aumentar a área de intervenção com ações de redução de combustível e a resiliência do seu território aos incêndios, uma atuação em consonância com os objetivos definidos na Estratégia Nacional para as Florestas e no Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios.