Competição regressa à Serra com a “Revival Serra da Estrela” a 12 de outubro

Com organização do Lusitânia Automóvel Clube, Clube Nacional de Montanhismo e o Grupo “Clássicos da Covilhã” vai ter lugar a 12 de outubro a “recriação” do “mítico traçado da Rampa da Serra da Estrela”. A prova, que se realiza pela primeira vez, está incluída nas comemorações da elevação da Covilhã a cidade.

Na conferência de imprensa de apresentação da prova, António Ramos, presidente do Lusitânia, afirmou que espera uma “boa casa” com “cerca de 45 a 60 concorrentes”, embora na mesma data tenham a concorrência do Estoril Classic, prova de dimensão internacional, no Autódromo do Estoril, assim como do Rally de Portugal Histórico, que certamente “afastarão muitos dos entusiastas dos clássicos da Covilhã”, frisou.

O responsável especificou que “estão inscritos uma dúzia e meia de pilotos”, mas mostrou-se convicto que “irão atingir a meta traçada”.

A organização adiantou ainda que para esta primeira edição estava prevista “a homenagem a dois covilhanenses que deixaram o nome marcado na prova, José Guilherme Fael e Carlos Correa”, mas que por “motivos vários” tiveram de ser adiadas para “edições futuras”.

Jorge Gomes, vereador na Câmara Municipal da Covilhã, presente na apresentação da prova, apelou “ao envolvimento de todos, público e pilotos, para que esta seja um grande evento”.

A rampa, “com orçamento de cerca de 10 mil euros” terá duas vertentes distintas, a regularidade sport + e a regularidade histórica. Uma prova “regional”, mas que a organização “pretende projetar a nível nacional” frisou António Ramos.

O parque de assistência e o parque de partida ficarão instalados no estacionamento do Estádio José Santos Pinto, com o percurso a iniciar-se no mesmo local da rampa pontuável para o campeonato nacional e com uma extensão de 3,91 km. Ao longo do percurso haverá 3 zonas de espetáculo, nomeadamente em 7 Fontes, Rosa Negra e Varanda dos Carqueijais.

As inscrições fecham a 7 de outubro.