Cuidadores Informais: realidade da Cova da Beira em Seminário no CHUCB

Refletir sobre os desafios da hospitalização domiciliária e o papel dos cuidadores informais e “consciencializar profissionais de saúde e comunidade em geral, para as necessidades e constrangimentos que se lhes colocam diariamente” são objetivos do 1º Seminário de Cuidadores Informais da Cova da Beira, anunciou hoje o Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira, CHUCB, instituição responsável pela organização.

O Seminário irá decorrer a 8 de novembro e pretende juntar, no auditório do Hospital Pêro da Covilhã, “cuidadores informais, profissionais de saúde, estudantes, colaboradores de entidades públicas e privadas prestadoras de cuidados, instituições de solidariedade social” especifica a organização.

No seminário será ainda “apresentada uma análise à realidade vivenciada pelos Cuidadores Informais da Cova da Beira” e abordados os “direitos e desafios, com base no enquadramento legal do estatuto do cuidador informal em Portugal”, frisa a organização, salientando ainda a “avaliação da pertinência das medidas políticas, que no momento estão a ser equacionadas quer a nível central, quer local, em torno desta matéria e dos desafios societais que alavancam”.

Esta Formação certificada pelo Serviço de Ensino e Formação do CHUCB conta com a colaboração da Associação Nacional de Cuidadores Informais (ANCI). As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, devem ser feitas junto do CHUCB.