“Caminhos de Santiago”: Colóquio Internacional amanhã no Ferro

A Junta de Freguesia do Ferro organiza amanhã a primeira edição do Colóquio Internacional do Caminho de Santiago. O evento será realizado na meia encosta da “Serra do Ferro”, em pleno traçado do caminho de Santiago, junto a um castanheiro multissecular.

A iniciativa, com início marcado para as 10 horas, irá decorrer em três painéis e na mesa de abertura estarão personalidades representativas do Plan Xacobeo, da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, do Turismo do Centro, das Câmaras Municipais da Covilhã, Belmonte e Fundão, da Universidade da Beira Interior, do Centro de Estudos Jacobeus em Rates, da Associação Via Lusitana, e ainda o Bispo da Guarda.

No primeiro painel Paulo Sá Machado, presidente do Centro de Estudos Jacobeos falará da importância deste tipo de evento, e José Luís Sanches, da Via Lusitana, abordará a variante do Caminho que passa no concelho da Covilhã, a Via Portugal Nascente.

No segundo painel, Paulo Fernandes fará referência à proposta que apresentou à UNESCO para a inclusão deste Caminho como Património Mundial. Já Filomena Pinheiro do Turismo Centro abordará o papel crescente deste recurso no turismo, enquanto Natércia Romãozinho falará da importância dos albergues no caminho. No último painel deste colóquio ouvir-se-á o testemunho de peregrinos.