Projeto do CHUCB vence prémio com projeto pioneiro

O Projeto de Telemonitorização de Doentes com Insuficiência Cardíaca Crónica (ICC) do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), liderado pelo cardiologista Luís Oliveira, venceu o prémio “Investir em Saúde 2019”, na categoria “Modelos Centrados no Doente”.

O Projeto CHUCB, é “um programa pioneiro” ao nível do Serviço Nacional de Saúde e segundo nota de imprensa enviada à Rádio Covilhã “já provou ter efeitos positivos na diminuição do recurso aos meios hospitalares e na melhoria da qualidade de vida dos doentes”, tendo, no primeiro ano de implementação, reduzido o número de internamentos e de episódios de urgência, frisa o documento.

O programa tem como principais objetivos “a deteção precoce de complicações ou episódios de descompensação, a melhoria da evolução da doença, monitorizando a adesão ao tratamento e seus efeitos, a prevenção de hospitalizações e a redução de custos em saúde” explica o CHUCB em nota de imprensa. Os utentes são acompanhados continuamente nos seus domicílios, onde realizam diariamente medições de diversos parâmetros, o que permite detetar precocemente alterações na sua condição de saúde, e atuar atempadamente. Assim, a cada utente é entregue um kit de monitorização composto por um tablet e um conjunto de equipamentos de medição.

O prémio foi atribuído no passado dia 2 de outubro, durante a 4.ª edição da conferência “Investir em Saúde: Financiar Anos de Vida”, que se realizou no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa e pretende reconhecer e premiar as Boas Práticas na Saúde, e resulta de uma iniciativa da Cofina, com o apoio da Janssen e da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares.