Congresso Internacional analisa a cultura no século XXI na UBI

Evento científico começa quarta-feira, dia 6 de novembro, com cerca de 20 oradores convidados.

Subordinado ao tema “Que cultura(s) para o século XXI?” o colóquio irá reunir um vasto leque de “especialistas de renome internacional” que vai procurar “responder a questão central desta quinta edição do congresso”, anuncia a Universidade em comunicado.

O evento irá decorrer em espaços como a Biblioteca Central e da Faculdade de Artes e Letras, com a presença de personalidades como Guilherme d’Oliveira Martins, antigo ministro e que está ligado a entidades como o Centro Nacional de Cultura, Onésimo Teotónio Almeida da Universidade de Brown, Moisés de Lemos Martins, Catedrático da Universidade do Minho, e o Reitor da UBI, António Fidalgo, entre outros.

Segundo a organização, ao longo do congresso “a reflexão” irá centrar-se “no futuro da cultura e como ela se cruza com questões fundamentais da atualidade: a comunicação; a arte e as expressões artísticas; moda e estilos de vida; género e sexualidades; universidades e conhecimento; democracia e cidadania; ambiente; redes digitais; gestão cultural” especificam em comunicado.

A Sessão de Abertura terá lugar no Anfiteatro da Parada, às 9h00, no dia 6 de novembro, quarta-feira com a conferência inaugural “Futuro da(s) Cultura(s) em Discussão”. Quanto à Conferência de encerramento, intitulada “Universidade e Lusofonia”, terá os contributos de Onésimo Teotónio Almeida, que abordará “O mundo lusófono e a sua luta com a modernidade”; António Fidalgo, que falará de “Cooperação da Universidade da Beira Interior com as Universidades africanas de língua portuguesa”; e Guilherme d’Oliveira Martins (título a divulgar). Decorre na Sala dos Conselhos da Faculdade de Artes e Letras, a partir das 18h15, do dia 8 de novembro. 

O V Congresso Internacional sobre Culturas é uma organização da UBI, em parceria com a Universidade do Minho e as instituições brasileiras UFBA – Universidade Federal da Bahia e UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.