Covilhã celebra “Natal com Arte”

A Aldeia de Natal “com Arte”, a Casinha do Pai Natal, o Reino do Natal, Montras com Arte, exposição de Presépios, rotundas decoradas, concertos, oficinas, animação de rua, Mercadinho de Natal, e entre muitas outras atividades uma feira do Livros de Natal, são as propostas da Câmara Municipal da Covilhã para o Natal com Arte 2019 que irá decorrer de 1 de dezembro a 6 de janeiro.

Continuar a apostar no “relacionamento das diferentes artes” e no “cruzamento entre a cultura, educação e até mesmo a ação social é o objetivo do município” frisou ontem à tarde, Regina Gouveia, vereadora com o pelouro da cultura, na conferência de imprensa de apresentação do programa.

Uma das novidades é o “Bosque Encantado” que pretende chamar a atenção para a “importância das plantas” antecipando as preocupações que serão desenvolvidas em 2020 “no ano internacional da fitossanidade” salientou a vereadora. Um espaço que “apela à sustentabilidade”, mas que terá muitas surpresas para os mais novos “desde criaturas encantadas a um divertimento que será gratuito”, frisou, uma iniciativa em parceria com a ADC.

A Feira do livro, que “pretende apelar à leitura e à oferta de livros nesta quadra” é outra das novidades do certame.

São duas iniciativas que “ilustram as pontes que queremos tecer entre a educação cultura e ação social” reforçou a autarca.

De regresso vão estar também as rotundas decoradas pelas escolas do concelho, sendo que este ano há mais duas que no ano passado.

A exposição de presépios conta também com mais escolas a participar que no ano anterior, num total de 23, e estará patente “no Reino do Natal” que este ano irá funcionar na galeria António Lopes.

Será no Reino do Natal, e no âmbito da Feira do Livro que estará Rodolfo Castro a ministrar uma oficina para pais e contar histórias aos mais novos. Terá também a participação de Elisabete Neves com oficinas para pais e filhos.

Diferente das anteriores edições será o Mercadinho de Natal que terá uma duração menor, mas se espera “mais forte”, explicou Regina Gouveia.

A cerimónia de inauguração do Natal com Arte começa às 15:00 de dia 1 de dezembro, com música, dança pela Kaiser Ballet, a chegada do Pai Natal e a confeção do Mega Bolo que este ano será “Delícia de Chocolate com neve de açúcar”, cuja cobertura de chocolate será feita ao vivo na praça do Município.

Outro destaque do dia será o “acender da Iluminação de Natal”.

De resto o “Natal com Arte”, terá como recinto própria a Praça do Município, mas ao longo do mês terá várias iniciativas a decorrer na biblioteca Municipal, na Galeria António Lopes, na Loja Tecer, na Casa da Cultura José Marmelo e Silva no Paul, no Centro de Ativ’Idades, no Museu de Arte Sacra, Galeria de Exposições Tinturaria, entre outros.

Programa completo na página do município da Covilhã.